AS IMAGENS DO DIA E DA NOITE EM ODES DE RICARDO REIS: INTERFACES ENTRE LITERATURA E IMAGEM

Autores

  • Danielle Cristina Pereira Penha Universidade Estadual de Maringá
  • Clarice Zamonaro Cortez Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ricardo Reis, Lirismo, Imagem, Revelação Lírica, Literatura e suas Interfaces.

Resumo

As pesquisas sobre a imagem relacionada ao texto tornam-se cada vez mais relevantes para os estudos literários. A força da representação que a imagem possui coopera com a interpretação do texto e reforça o tema no momento de sua produção. Quando nos debruçamos sobre a obra de Ricardo Reis, configura-se a presença do jogo entre a palavra e a imagem em seus versos. Na obra do referido heterônimo, muito mais que um cenário, as imagens sugeridas legitimam o lirismo e a produção de sentido. As Odes referem-se à felicidade no sossego do campo (aurea mediocritas), priorizando o espaço natural, as flores, os arvoredos, os montes, o vento, o sol e o mar, recursos linguísticos fundamentais à sua revelação lírica. O objetivo desse estudo é apresentar uma leitura sobre as imagens representativas do dia e da noite, apoiando-nos em teorias que confirmam a nossa interpretação.

Biografia do Autor

Danielle Cristina Pereira Penha, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras Português Francês Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professor tutor - Educação a distância Universidade Estadual de Maringá e professor de Literatura na rede privada de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia; modernidade, modernismo português, poesia, imagem; lírica, figura feminina e ricardo reis, odes, cenário, lírica pessoana.

Clarice Zamonaro Cortez, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1976), mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), na Área de concentração Teoria da Literatura e Literatura Comparada e pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor aposentado da Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Desenvolve pesquisa, orienta teses e dissertações sobre a formação da lírica trovadoresca, especificamente sobre o espaço sagrado em duas inguagens, a verbal e a iconográfica, a poesia portuguesa clássica (Camões), entre outros autores e temas da Literatura Portuguesa.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Penha, D. C. P., & Cortez, C. Z. (2017). AS IMAGENS DO DIA E DA NOITE EM ODES DE RICARDO REIS: INTERFACES ENTRE LITERATURA E IMAGEM. Revista Literatura Em Debate, 12(22), 209–222. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2814