A ESCRITA RIZOMÁTICA: PARA UMA LEITURA D’O ESPLENDOR DE PORTUGAL, DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES

Autores

  • Camila Savegnago Universidade Federal de Santa Maria
  • Raquel Trentin Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Romance português contemporâneo, António Lobo Antunes, Rizoma

Resumo

A ficção de António Lobo Antunes tem sido amplamente estudada nos meios acadêmicos do Brasil e de Portugal ao longo dos últimos anos. As muitas peculiaridades de sua escrita romanesca: multiplicação de planos memorialísticos, diversificação de vozes e perspectivas narrativas, imbricamento de níveis espaço-temporais distintos, aliadas a problemáticas históricas e existenciais, são alguns dos pontos que mais despertam o interesse dos pesquisadores. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar a narrativa de O esplendor de Portugal com base no conceito de rizoma desenvolvido por Deleuze e Guattari, propondo, assim, uma nova leitura possível à ficção antuniana. 

Biografia do Autor

  • Camila Savegnago, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestrado em Estudos Literário pela Universidade Federal de Santa Maria (2017)
  • Raquel Trentin Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria
    Docente do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria-RS.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Savegnago, C., & Trentin Oliveira, R. (2017). A ESCRITA RIZOMÁTICA: PARA UMA LEITURA D’O ESPLENDOR DE PORTUGAL, DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES. Revista Literatura Em Debate, 12(22), 144-161. https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2795