CORDA BAMBA: PROMOÇÃO DE VALORES IDENTITÁRIOS E DE INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Simone Maria dos Santos Cunha Universidade Feevale
  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale

Palavras-chave:

Texto literário, Identidade, Diversidade cultural, Inclusão social

Resumo

A arte literária, como manifestação cultural e representação da diversidade, contribui para denunciar processos de exclusão presentes nas relações sociais, em épocas e locais diversos. A literatura permite que o indivíduo reflita e busque formas de modificar a realidade, contribuindo para afirmar a identidade dos leitores e, também, para sua inserção social. Conforme Leyla Perrone Moisés a “grande obra literária é meio de conhecimento, de crítica do real e exercício da liberdade imaginativa, sem a qual a história é vivida como fatalidade” (MOISÉS, 2005). Assim, procura-se demonstrar, pela análise de Corda bamba, de Lygia Bojunga Nunes, a importância da literatura como instrumento de revelação do sujeito a si mesmo e de promoção do reconhecimento da alteridade. Portanto, desenvolve-se o conhecimento acerca da importância e das funções da literatura que, embora autônoma, revela  intrincadas malhas sociais que envolvem a formação dos sujeitos e a afirmação de seus traços identitários.

Biografia do Autor

Simone Maria dos Santos Cunha, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade FEEVALE (Bolsa Taxas CAPES-PROSUP), Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade FEEVALE (2012), graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Professora de Ensino Fundamental e Médio, exercendo, atualmente, a função de professora na Escola Técnica Bernardo Vieira de Mello. No âmbito da pesquisa dedica-se a estudos sobre Machado de Assis e formação de leitores. Integra os grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, da FEEVALE e Relações intertextuais na obra de Machado de Assis, da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Juracy Ignez Assmann Saraiva é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária, na Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, dessa mesma instituição. É Bolsista de Produtividade do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, faz parte do grupo Relações intertextuais na obra de Machado de Assis, da Fundação Casa de Rui Barbosa e coordena o GT Teorias da narrativa, da ANPOLL. Suas pesquisas na área de Letras concentram-se na obra de Machado de Assis, na leitura e na metodologia do ensino de literatura. Em 2011 recebeu o prêmio Pesquisador Destaque da Área de Letras do RS, concedido pela FAPERGS e instituições parceiras dessa Fundação. Suas publicações mais recentes são ?O circuito das memórias? (2009), obra sobre Machado de Assis, editada pela Edusp e Nankin, e ?Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola? (2011), proposta de exploração da tradição cultural da oralidade nas séries iniciais do ensino fundamental, editado pela Artmed. Tem publicado inúmeros artigos em suas temáticas de pesquisa em periódicos nacionais e é orientadora de dissertações e de teses.

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

Cunha, S. M. dos S., & Saraiva, J. A. (2017). CORDA BAMBA: PROMOÇÃO DE VALORES IDENTITÁRIOS E DE INCLUSÃO SOCIAL. Revista Literatura Em Debate, 12(22), 195–208. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2774