MATAR A BORGES: QUANDO O AUTOR VIRA PERSONAGEM

Autores

  • Isis Milreu Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Palavras-chave:

Borges personagem. Matar a Borges.

Resumo

Jorge Luis Borges é um dos autores mais reconhecidos do século XX. Assim, é compreensível que sua obra seja frequentemente estudada em ensaios, artigos e teses. Contudo, atualmente, Borges também foi convertido em personagem de várias ficções. Nesse sentido, Pablo Brescia (2008) assinala que há uma tendência a “literaturizar” Borges, isto é, transformá-lo em objeto literário. Entre as obras que literaturizaram o escritor encontram-se diversos romances, entre os quais destaca-se Matar a Borges (2012), de Francisco Cappellotti. Tendo em vista estas considerações, a proposta deste trabalho é examinar a representação de Borges na mencionada narrativa, bem como o seu diálogo com a poética borgeana e a história da literatura.

Biografia do Autor

Isis Milreu, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Letras (Área de Literatura e Vida Social) pela UNESP-Assis. Professora de Literaturas Hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Downloads

Publicado

2017-01-09

Como Citar

Milreu, I. (2017). MATAR A BORGES: QUANDO O AUTOR VIRA PERSONAGEM. Revista Literatura Em Debate, 10(19), 28–39. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2343