A CRÍTICA LITERÁRIA COMO CRÍTICA POLÍTICA DA IDENTIDADE E DA REPRESENTAÇÃO: LEITURAS DE CAIO FERNANDO ABREU

Autores

  • Luciano Barbosa Justino Universidade Estadual da Paraíba
  • Elisabete Borges Agra

Palavras-chave:

Crítica. Homoerotismo, Identidade e representação, Caio Fernando Abreu.

Resumo

RESUMO: Nosso objetivo é refletir sobre a articulação entre crítica e política, tendo como foco de análise leituras da obra de Caio Fernando Abreu numa perspectiva homoerótica. Compreendemos a crítica homoerótica como uma crítica necessariamente política, no melhor sentido da expressão, porque coloca a literatura num espaço de luta por direito à diferença e à alteridade. Contudo, ao lermos a fortuna crítica da obra de Caio Fernando Abreu encontramos uma conformação simples do homoerotismo à identidade e à representação, sem que essas sejam objetos de problematização. Entendemos, e este é o fim último deste artigo,que uma crítica que tenha como princípio o direito à diferença e à alteridade num espaço de luta que não pode nunca ser negligenciado,não deve se conformar a repetir essencialismos identitários e representacionais. É sobre a armadilha da identidade e da representação na crítica de Caio Fernando Abreu de que tratamos aqui, propondo um outro modo de entrada e da saída na obra.

PALAVRAS-CHAVE: Crítica. Homoerotismo; Identidade e representação; Caio Fernando Abreu.

 

Biografia do Autor

Luciano Barbosa Justino, Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba

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Publicado

2016-11-09

Como Citar

Justino, L. B., & Agra, E. B. (2016). A CRÍTICA LITERÁRIA COMO CRÍTICA POLÍTICA DA IDENTIDADE E DA REPRESENTAÇÃO: LEITURAS DE CAIO FERNANDO ABREU. Revista Literatura Em Debate, 10(18), 26–41. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2203