DESCENDO AO INFERNO DA SUBJETIVIDADE: OS PARADOXOS MNEMÔNICOS EM O FALSO MENTIROSO, DE SILVIANO SANTIAGO

Autores

  • Ívens Matozo Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Xenia Amaral Matos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Aulus Mandagará Martins Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Palavras-chave:

O falso mentiroso, Identidade, autobiografia, autoficção, Silviano Santiago

Resumo

Ao lançarmos um olhar para o atual cenário literário brasileiro, é perceptível a presença de uma profusão de narrativas que possuem seu foco centrado no sujeito, as chamadas escritas de si. Como exemplo ilustrativo dessa questão, o romance O falso mentiroso: memórias (2004), de Silviano Santiago, destaca-se por trazer à luz da representação problemas inerentes à busca das origens da protagonista Samuel Carneiro, bem como a problemática envolvendo a autobiografia e a autoficção. Diante disso, o presente artigo possui os objetivos de analisar as técnicas narrativas utilizadas pelo autor para realizar um mergulho na consciência da protagonista e propor uma problematização sobre o caráter autobiográfico e autoficcional expresso no romance.

Biografia do Autor

Ívens Matozo Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Possui graduação em Letras - Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras - área de concentração: Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e graduando em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e Literatura norte-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade cultural, alteridade, ficção e história.

Xenia Amaral Matos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Letras-Inglês e Literaturas da Língua Inglesa na Universidade Federal de Santa Maria. Participante do grupo de pesquisa "Trânsitos teóricos e deslocamentos epistêmicos: feminismo(s), estudos de gênero e teoria queer', sob orientação do Prof. Dr. Anselmo Peres Alós.

Aulus Mandagará Martins, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

Silva, Ívens M., Matos, X. A., & Martins, A. M. (2016). DESCENDO AO INFERNO DA SUBJETIVIDADE: OS PARADOXOS MNEMÔNICOS EM O FALSO MENTIROSO, DE SILVIANO SANTIAGO. Revista Literatura Em Debate, 10(18), 172–183. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2202