“HUMILHADOS E OFENDIDOS”: O INTERNATO ENQUANTO ESPAÇO DE HOMOSSOCIABILIDADE

Autores

  • FLAVIO Pereira CAMARGO Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Letras/Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Professor Adjunto de Literatura Brasileira.
  • Maria de Fátima Lopes Vieira Falcão Universidade Federal do Tocantins/Campus de Araguaína. Professora Substituta de Língua Inglesa no Curso de Letras.

Palavras-chave:

amizade, estigma, homossociabilidade.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar o romance Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan, a partir da perspectiva dos estudos sobre literatura e homoerotismo. O recorte temático diz respeito ao estudo das relações de homossociabilidade no internato e de suas consequências físicas e afetivas na vida de alguns internos, que são estigmatizados, humilhados e ofendidos pelo fato de serem gays.

Biografia do Autor

FLAVIO Pereira CAMARGO, Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Letras/Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Professor Adjunto de Literatura Brasileira.

Pós-doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Letras pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Atualmente, é professor adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Goiás, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação em Letras e Linguística

Maria de Fátima Lopes Vieira Falcão, Universidade Federal do Tocantins/Campus de Araguaína. Professora Substituta de Língua Inglesa no Curso de Letras.

Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, com bolsa da CAPES. Atualmente, é professora substituta de Língua Inglesa no Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

CAMARGO, F. P., & Falcão, M. de F. L. V. (2016). “HUMILHADOS E OFENDIDOS”: O INTERNATO ENQUANTO ESPAÇO DE HOMOSSOCIABILIDADE. Revista Literatura Em Debate, 10(18), 88–105. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2149