BIOGRAFIA JORNALÍSTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES

Autores

  • Rodrigo Bartz Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Demétrio de Azeredo Soster Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Palavras-chave:

Biografia. Jornalismo. Espaço. Classificação. Abordagem.

Resumo

Neste artigo abordo as biografias de natureza jornalística sob alguns aspectos narrativos, além de estratégias para a (re)construção dessa vida. Tal desejo surgiu da curiosidade a respeito do gênero que aparece sempre no topo nas listas de comercialização e abarrota as vitrines de livrarias e bibliotecas, principalmente a partir do século XX, mas ainda é desprezado pela academia e pouco estudado. Verificamos que nas biografias escritas por jornalistas de ofício, o que é uma tendência atual de mercado, muitas das peças do quebra-cabeça biográfico ou puzzle, como denomina Décio Pignatari (1996), não se encaixam ou parecem pertencer a outro jogo. Assim, me proponho a apresentar algumas técnicas de abordagem usadas nas biografias. A pesquisa adota como corpus a obra Getúlio: dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930), do jornalista Lira Neto (2012), indexada como uma narrativa jornalística, na forma de biografia.

Biografia do Autor

Rodrigo Bartz, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Membro voluntário do grupo de pesquisa “jornalismo e literatura: narrativas complexificadas” da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor da Rede Estadual e Privada de Educação. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473814U1.

Demétrio de Azeredo Soster, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 1990), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs, 2003) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2009). Já trabalhou como assessor de imprensa, repórter, repórter especial, subeditor, editor, editor multimídia, editor-executivo e gerente de redação. Atualmente é professor de jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Atua em docência de jornalismo, extensão, pesquisa e desenvolvimento de jornais e revistas-laboratório. Organizou, em 2011, o 1º Encontro Sul-brasileiro de Ensino de Jornalismo e 1º Fórum Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo. Em 2012, o 2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação. Em 2013, o Intecom Sul. Em 2014, o 12º SBPJor. É diretor administrativo da Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) pelo segundo mandato consecutivo (2013 a 2015). Coordena a Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas junto à SBPJor. Em 2012 foi diretor científico do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ); em 2010, vice-diretor Editorial e de Comunicação do FNPJ. É subcoordenador do Grupo de Pesquisas Gêneros Jornalísticos da Intercom, Chefe do Departamento de Comunicação Social da Unisc, pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Unisc e do Grupo de Pesquisa Leitura, Literatura e Cognição, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Coordena o Grupo de pesquisa Narrativas comunicacionais reconfiguradas, vinculado à linha de pesquisa Processos narrativos, comunicacionais e poéticos, do PPG Letras da Unisc. Diretor editorial da Editoria Catarse Ltda. Organizou dez livros voltados à àrea de Jornalismo e é autor, em literatura, de "Tempo Horizontal" (Edunisc, 2013) e "Livro de Razão" (Insular, 2014).

Downloads

Publicado

2016-02-01

Como Citar

Bartz, R., & Soster, D. de A. (2016). BIOGRAFIA JORNALÍSTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES. Revista Literatura Em Debate, 9(17), 192–212. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1794