Leitura: a literatura infantil e juvenil hoje

Autores

  • Denise Almeida Silva URI/Frederico Westphalen
  • Silvia Helena Niederauer

Resumo

Pensar em leitura requer cuidado e atenção, pois nela centram-se inúmeras potencialidades de reflexão e discussão: O que ler? Como ler? Por que ler? A lista de indagações é quase ilimitada em um mundo de internet rápida, fugacidade de tempo, globalização, e tantos outros instrumentos que os dias de hoje nos apresenta. Diversas são as maneiras de se ler o mundo e, por extensão, lermos a nós mesmos. Movido pela curiosidade, estabelece-se o pacto silencioso entre autor e leitor: o que cria o universo ficcional o traduz em verdade possível aos olhos de quem lê; quem lê, participa efetivamente desta “mentira/verdade” de tal maneira que vive o lido como se realidade fosse. E é aí que está a grande chave da descoberta do mundo da leitura: as histórias passam a fazer parte do leitor, que inicia a ‘viagem’, percurso estático geograficamente falando, mas de experiência vívida, que ultrapassa a ilusão vertida nas palavras que compõem o texto.

Biografia do Autor

Denise Almeida Silva, URI/Frederico Westphalen

Departamento de Línguística, Letras e Artes.

Área: Literatura

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Silva, D. A., & Niederauer, S. H. (2015). Leitura: a literatura infantil e juvenil hoje. Revista Literatura Em Debate, 8(14), 1–7. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1633