ENCONTRO DE SENTIDOS EM UMA NOVA VELHA HISTÓRIA: ANÁLISE DISCURSIVA DE FITA VERDE NO CABELO, DE GUIMARÃES ROSA

Autores

  • Mariana Cortez Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Palavra-Imagem, Vozes discursivas

Resumo

O artigo que se apresenta pretende discutir a relação de sentido entre as vozes presente na obra Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa, publicada pela editora Nova Fronteira. O conto de Rosa retoma a história infantil Chapeuzinho Vermelho e mantém com ela uma relação de assimilação e transformação. Identificar o que do texto-base se mantém, o que se transforma e, ainda, os porquês dessas permanências e transformações são nossos objetivos. Na edição em análise, ainda existe outra voz: a relação palavra-imagem. Então, além das indagações feitas em relação ao discurso verbal, formulam-se outras duas questões que intrigam no texto visual: 1) as imagens como outra voz que interfere no sentido do conto e 2) as referências a outras vozes no próprio discurso visual, pois enquanto o texto verbal dialoga com outra história (Chapeuzinho Vermelho), o visual dialoga com outras técnicas das artes plásticas, como será demonstrado.

Biografia do Autor

Mariana Cortez, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Professora Adjunto I, Português Língua Adicional, Universidade Federal da Integração Latino-americana. Foi leitora do Brasil junto à Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (UNC - Facultad de Lenguas), designada pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e por processo seletivo CAPES. Professora do Seminário de Literatura Infantil e Juvenil no curso"Profesorado de Portugués;, desenvolve e coordena o Curso de Português para filhos de brasileiros residentes na Argentina - Língua portuguesa como língua de herança- projeto proposto pelo Consulado Geral do Brasil em Córdoba e Professora do Curso de Pós-Graduação Portugués lengua extranjera: sistematización de acciones comunicativas en el ámbito académico na Universidad Nacional de Río Cuarto (UNRC). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), projeto fomentado com bolsa sanduíche (CAPES) - estágio de doutorado no exterior, Portugal (UTAD). Mestre em Semiótica e Linguística Geral (2001) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: português língua não-materna, português para falantes de outras línguas, português como língua de herança, cultura brasileira em aula de português, literaturas em língua portuguesa e literatura infantil.

Downloads

Publicado

2015-02-20

Como Citar

Cortez, M. (2015). ENCONTRO DE SENTIDOS EM UMA NOVA VELHA HISTÓRIA: ANÁLISE DISCURSIVA DE FITA VERDE NO CABELO, DE GUIMARÃES ROSA. Revista Literatura Em Debate, 8(14), 110–126. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1452