A RECRIAÇÃO DOS CONTOS POPULARES E A CONSTITUIÇÃO DA NARRADORA ARQUETÍPICA NA MINISSÉRIE HOJE É DIA DE MARIA (2005)
Palavras-chave:
transposição, contos populares, narrador, ponto de vistaResumo
A partir do trabalho de releitura de contos populares realizado na minissérie Hoje é dia de Maria (2005), privilegiamos o papel da voz do narrador, seja no texto verbal ou no texto sincrético, ao verificarmos a manipulação exercida sobre os procedimentos das personagens, dos incidentes da ação, da organização temporal e da articulação dialógica de perspectivas narrativas. Tais procedimentos referem-se a uma incidência pragmática, condicionada diretamente à construção da narrativa, e que ajudam o enunciador a atingir seus objetivos de provocar, em seus destinatários, efeitos de sentido diversos, reforçando, assim, a configuração arquetípica da narradora de contos da carochinha.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.