CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DO TERMO MULHER CIENTISTA NO BRASIL

Suelem Maquiné Rodrigues, Leonardo Figueiredo Soares, Raquel Crosara Maia Leite

Resumo


Este trabalho trata de compreender as diferentes concepções sobre a mulher cientista no Brasil, a partir da condução de uma revisão sistemática de literatura, utilizando artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos nos últimos 10 anos, no Brasil. Para tal fim, utilizou-se do protocolo de Kitchenham (2007) a partir das strings de busca Mulher Cientista OR Mulheres nas Ciências do Brasil. O levantamento apontou um grande número de trabalhos, dos quais selecionou-se 25 artigos de acordo com os critérios estabelecidos utilizando-se das bases de dados Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos CAPES. Os resultados apontaram para ausência de registros que se relacionam diretamente com o perfil conceitual de mulher cientista no Brasil, manifestando uma evidente lacuna de pesquisa no campo do Ensino de Ciências. No entanto, alerta para a necessidade de pesquisas que contemplem lacunas históricas sobre a representação das Mulheres no Ensino de Ciências no Brasil Os trabalhos selecionados dialogam com as seguintes temáticas: questões de gênero, políticas de equidade, protagonismo feminino, diversidade, Ensino, carreira científica, relações étnico-raciais, produção científica, representação, invisibilidade. Evidenciou-se que a produção de artigos com esta temática é realizada majoritariamente por autores do sudeste brasileiro e que há a necessidade de empreender esforços para ampliar as discussões sobre a temática, haja vista que reverberam sobre outras questões sociais relevantes.


Palavras-chave


mulher cientista; perfil conceitual; ensino de ciências; revisão sistemática de literatura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter