REFLEXÕES DO FEMININO E O TABU DA MATERNIDADE EM MEDEIA: O TEATRO GREGO COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Dolores Puga

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto de extensão universitária intitulado Teatro grego nas escolas: conhecendo a antiguidade, desenvolvido pelo curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Três Lagoas com o Colégio Unitrês Objetivo, no ano de 2023, utilizando, como ponto central, a encenação da tragédia grega Medeia, de Eurípides: uma peça teatral que tem como protagonista uma mulher de cultura diferente da dos gregos, e que mata os filhos como vingança pela traição do marido. Para auxiliar no debate, utiliza-se das questões de análise da linguagem teatral, gênero e ensino de História, tais como Cavassin (2008), Colling e Tedeschi (2015) e Fonseca (2003), para suscitar a importância de um tema polêmico da mulher que ainda instiga as sociedades contemporâneas, ao mesmo tempo em que permite ser um caminho de enriquecimento artístico educacional e uma ponte de conhecimento do mundo sociocultural da antiguidade.


Palavras-chave


teatro na escola; Medeia; ensino de história; gênero.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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