A COZINHA E A CULINÁRIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE PESQUISA COM PROFESSORAS NEGRAS BRASILEIRAS E MULHERES CABO-VERDIANAS

Maicelma Maia Souza, Anete Abramowicz

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar como a cozinha e a culinária foram configuradas como estratégia metodológica de pesquisa com mulheres professoras negras brasileiras e mulheres cabo-verdianas, para acessar narrativas sobre suas trajetórias pessoais, formativas e profissionais, com foco na circulação de afetos, tendo as epistemologias da encruzilhada como referencial metodológico, ancoradas na cosmo-percepção ioruba. Somam-se ao repertório teórico do trabalho as oficinas realizadas com mulheres cabo-verdianas, em virtude da participação no Programa de Intercâmbio Mudjeris di lí i di lá: Gênero, Ancestralidade e Direitos – Brasil e Cabo Verde. Os resultados indicam que a culinária e a cozinha nesta investigação se definem como espaços de ressignificação, não somente ao que o colonialismo legou para sociedades colonizadas, mas também por fortalecer os laços perdidos entre pessoas negras, uma vez que nesse lugar é possível acionar, produzir, evidenciar e fazer circular afetos e modos de cosmo-sentir-pensar e fazer o contexto escolar, comunitário e pessoal.

Palavras-chave


afetos; cozinha e culinária; encruzilhada; mulheres cabo-verdianas; professoras negras.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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