MULHERES (RE)EXISTEM: PERTENÇA ACADÊMICA E CUIDADO ENTRE DISCENTES E DOCENTES NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Maria Izabel Machado, Raysa Carvalho

Resumo


O objetivo do presente trabalho é compreender como a naturalização do cuidado enquanto feminino interfere e/ou compromete a permanência de estudantes e a produção acadêmica de docentes no curso de Pedagogia. Para apreender o cuidado a partir da experiência das interlocutoras, a pesquisa se deu por meio de metodologia qualitativa, com a técnica de entrevista em profundidade, a partir das teorias feministas de gênero e cuidado. Dentre os achados, podemos destacar as tensões que cercam a aproximação entre cuidar e educação no campo pedagógico, bem como o atravessamento de classe e renda no que se refere à desigual distribuição dos encargos do cuidado em âmbito privado.


Palavras-chave


cuidado; mulheres; academia; Pedagogia; gênero.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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