EDUCAÇÃO ENQUANTO SABEDORIA DE VIDA PARA TODOS E TODAS: DIMENSÃO SOCIOPOLÍTICA

Gabrieli Schaffer, Claudionei Vicente Cassol

Resumo


A educação enquanto campo de pesquisa e ação permanente, opera no sentido do acompanhamento intelectual, cognitivo e afetivo do desempenho dos/as alunos/as e dos reflexos nos seus futuros. Uma educação de qualidade científica e humanista para todos e todas, com o intuito de formar cidadãos e cidadãs críticos, ativos, participativos, está além da mera preparação para avaliações formais; é uma educação que inquieta, faz pensar e planejar novos modos de aprender e ensinar. Por que pensar em uma educação de formação integral para todos e todas? Que relevância tem para a formação dos indivíduos? A temática da educação para todos e todas, o acesso universalizado a ela, a permanência, a construção e conquista do conhecimento, são problemas que perpassam diferentes momentos históricos no Brasil. Esse texto tem o objetivo de debater a procrastinação no enfrentamento a situações históricas de descaso com o campo educacional e pedagógico e dialoga com diferentes autores/as, como Arroyo (2014), Paulo Freire (2021 e 2022), Morin (2015) e Savater (2012), assumindo uma perspectiva hermenêutico-crítica de cunho bibliográfico.


Palavras-chave


educação para todos e todas; ética; educação integral; biosofia.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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