EDUCAR PARA PRESERVAR: REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM DOCENTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA /EDUCATING TO PRESERVE: BASIC EDUCATION TEACHERS´ ENVIRONMENTAL REPRESENTATIONS

Autores

  • Helder Jaime Kus Mestre em Desenvolvimento Regional pela UTFPR. Professor da rede estadual de educação do Paraná.
  • Elisete Guimarães Doutora em Química pela UFPR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR.
  • Edival Sebastião Teixeira Doutor em Educação pela USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v13i20.355

Palavras-chave:

Representações sociais. Prática pedagógica. Educação ambiental.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores de Ensino Médio, cujo objetivo foi identifi car e analisar as representações sociais de meio ambiente dos sujeitos no intuito de verifi car possíveis relações entre essas representações e suas práticas pedagógicas em educação ambiental. Participaram do estudo 24 professores de duas escolas públicas urbanas localizadas na cidade de Clevelândia, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário composto por uma questão de evocação livre, cujo termo indutor era meio ambiente, e questões dissertativas sobre educação, educação ambiental e prática pedagógica em educação ambiental. Os resultados apontam que as representações sociais dos sujeitos da pesquisa expressam uma postura conservacionista, caracterizada por preocupações sobre as consequências da degradação ambiental. Observou-se relação entre essa concepção dos professores e suas práticas pedagógicas em educação ambiental, as quais focalizam aspectos pontuais da problemática ambiental.

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ABSTRACT: The article presents results of a survey carried out with high school teachers. Its aim was to identify and analyze the social representations of subject environment in order to verify possible relationships between these representations and their teaching practices in environmental education. The study included 24 teachers from two urban public schools located in Clevelândia, Paraná, Brazil. Data were collected through a questionnaire consisting of a of free evocation question, whose inducing term
was environment, and essay questions on education, environmental education and pedagogical practice in environmental education. The results suggest that representations of the study subjects expressed a conservationist posture, characterized by concern about the consequences of environmental degradation. A relationship between teacher conception on environmental education (which focuses on specifi c aspects of environmental issues) and their teaching practices was observed.

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Publicado

2012-10-23

Como Citar

Kus, H. J., Guimarães, E., & Teixeira, E. S. (2012). EDUCAR PARA PRESERVAR: REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM DOCENTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA /EDUCATING TO PRESERVE: BASIC EDUCATION TEACHERS´ ENVIRONMENTAL REPRESENTATIONS. Revista De Ciências Humanas, 13(20), p. 91–110. https://doi.org/10.31512/rch.v13i20.355