O CONCEITO DE PRÁXIS E A FORMAÇÃO DOCENTE COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Dirlei Azambuja Pereira Universidade Federal de Pelotas – UFPel
  • Sheila de Fátima Mangoli Rocha Universidade Federal de Roraima
  • Priscila Monteiro Chaves Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v17i29.2307

Palavras-chave:

teoria, prática, formação de professores, Paulo Freire.

Resumo

Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, a partir da leitura das obras de Marx e Freire, aponta-se o falso antagonismo entre teoria e prática nos cursos de formação, como instrumento de despolitização da prática docente. Condição essa que tem efeito destrutivo potencializado se atrelada a leituras superficiais e modismos, produtoras de práticas educativas equivocadas. A especificidade do saber docente perpassa uma prática docente teoricamente fundamentada.  Mas não propõe somente pensar a prática à luz das teorias, mas também constituir novas teorias a partir da rigorosa análise da prática, reatualizando o movimento dialético da práxis pedagógica. Isto é, valer-se do conhecimento organizado na ação e valer-se da ação para recompor o conhecimento organizado.

Biografia do Autor

Dirlei Azambuja Pereira, Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Professor Adjunto da mesma Universidade.

Sheila de Fátima Mangoli Rocha, Universidade Federal de Roraima

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.Professora Assistente da Universidade Federal de Roraima.

Priscila Monteiro Chaves, Universidade Federal de Pelotas

Mestre e Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas. Bolsista CNPq.

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

Pereira, D. A., Rocha, S. de F. M., & Chaves, P. M. (2017). O CONCEITO DE PRÁXIS E A FORMAÇÃO DOCENTE COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 17(29), 31–46. https://doi.org/10.31512/rch.v17i29.2307