A ANTROPOFAGIA MUSICAL NA POÉTICA DE MÁRIO DE ANDRADE

Danilo Mercês Freitas, Mayara Ribeiro Guimarães

Resumo


A antropofagia cultural é importante assunto da estética modernista, e foi a partir dela que se iniciou a compreensão de que a arte brasileira não é uma simples cópia da grande arte europeia, mas uma absorção crítica em que se consome o outro e constrói-se algo novo.Mário de Andrade configura-se assim como um antropófago, quando devora as vanguardas européias na sua escrita e as mistura com a cultura brasileira. Neste ensaio propõe-se um cotejo entre as obras Pauliceia Desvairada, Clã do Jaboti e Lira Paulistana a partir da ideia de antropofagia musical, avaliando em que medida ela se evidencia na prática poética de Mário e de que forma as escolhas musicais contribuem para a discussão da relação entre Tradição e Modernidade em sua obra. Contribuem para a discussão em torno da noção de antropofagia os textos de CAMPOS (2003) e BOPP (2008),  e WISNIK (1983) e PIVA (1990), para tratar das relações entre Literatura e Música.


Palavras-chave


Antropofagia Musical; Mário de Andrade; Poesia brasileira.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.