Revista Literatura em Debate Volume 20, número 35, janeiro/junho de 2025 Dossiê - Infâncias contemporâneas e Educação: diálogos, singularidades e potencialidades Essa chamada busca reunir discussões relacionadas às infâncias em diálogo com a Educação, problematizando suas singularidades e especificidades, considerando as particularidades da contemporaneidade. Compreendemos que é fundamental discutirmos como o conceito de infância tem se diversificado através das representações culturais presentes em diversos espaços e artefatos culturais, como filmes, revistas, programas de televisão, redes sociais, livros, documentários, música, entre outros, no tempo presente. Nesse sentido, consideramos a infância como uma categoria social e geracional, arquitetada no âmbito das relações históricas, culturais e políticas que ocorrem entre as crianças e o seu entorno. A intenção não é descobrir a infância, despi-la ou fisgá-la em busca de sua essência, origem ou verdade mais profunda. Trata-se de agregar e promover discussões significativas sobre pesquisas e estudos com crianças, destacando a heterogeneidade na construção das infâncias. Busca-se, assim, reunir textos que problematizem os modos como as infâncias contemporâneas têm sido apresentadas, bem como suas potencialidades/possibilidades na formação de professores/as que trabalham com crianças. O objetivo é evitar interpretações homogeneizadas e universais que podem resultar em uma categorização reducionista das crianças, suas culturas e suas experiências. O desejo desse número temático é promover conversação que se transformem em ferramentas analíticas e metodológicas potentes, inseridas em diversas perspectivas teóricas. É uma proposta para se permitir pensar de outros modos, a questionar [su]as verdades e a não hesitar em interrogá-las. Para orientações sobre como preparar seu texto de acordo com as normas de publicação, consulte as instruções aos autores clicando aqui. Organização: Dr. Adilson Cristiano Habowski - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/Universidade La Salle Dra. Cláudia Inês Horn - Universidade do Vale do Taquari Dr. Cleber Gibbon Ratto - Universidade La Salle Recebimento de submissões: até 20 de dezembro de 2024. |