Sobre a Revista
Foco e Escopo
A RLD possui como foco o debate de temas relacionados com a Educação e/ou integrados a área das Ciências Humanas, tendo como escopo abordagens teóricas e reflexivas que assumam a produção científica no campo da Literatura em Educação. A expressão literatura assume um sentido científico do campo educativo, relacionado com a produção da escrita enquanto atividade de construção de reflexões e críticas percebidas desde as manifestações das experiências e sentidos relacionados com o campo da educação, em contextos e espaços sociais e científicos eivados de interpretação e significação das linguagens estéticas, artísticas e epistemológicas.
Portanto, aceitam-se trabalhos que compartilhem experiências, reflexões e críticas situadas no contexto histórico, social e cultural da educação, e que possam contribuir para a interpretação dos sentidos e dinâmicas desses processos de pensar e desenvolver das plurais epistemologias.
A Revista Literatura em Debate, vinculada ao Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Educação (PPGEDU/URI-FW), é uma publicação eletrônica periódica semestral e aceita submissões de autores/as doutores/as, bem como de autores com titulação de mestre ou com programas de mestrado ou doutorado em andamento, desde que assinados em conjunto com seus orientadores ou outros pesquisadores com a titulação de doutor. É preciso ao menos um doutor por submissão. É necessário observar um intervalo de um ano entre as publicações do/a mesmo autor/a.
O periódico recebe artigos (vinculados ao tema de dossiês ou para seção livre), ensaios, entrevistas, relato de experiências e resenhas. Também aceita textos a serem produzidos enquanto Convite à Criação (intervenções poéticas, contos, histórias, ...), desde que relacionados à Educação.
A produção científica é de responsabilidade exclusiva dos autores, as opiniões e julgamentos deles não expressam necessariamente aqueles relativos ao Conselho Científico.
Como a avaliação dos manuscritos é feita às cegas quanto à identidade dos autores, é de responsabilidade destes a verificação para que não haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto. Também é responsabilidade destes a verificação das normas quanto a padronização dos textos e formação mínima exigida. A Revista Literatura em Debate não se responsabiliza por procedimentos dos autores que não respeitem esta norma, ocasionando o arquivamento da submissão feita fora do especificado.
Os trabalhos a serem submetidos nas seções da RLD devem ser originais, inéditos, de reconhecido interesse acadêmico, e não podem ter sido simultaneamente submetidos a outras revistas especializadas. A RLD aceita colaborações em português, inglês e espanhol para todas as seções, considerando sempre que ao menos um dos autores possua o título de doutor.
A RLD foi classificada como Qualis A4 em Educação, na avaliação CAPES do quadriênio 2017-2020 e possui as seguintes indexações: Latindex, M. L. A. Master List of Periodicals, M. L. A. International Bibliography, EZB, Erih Plus, Diadorim e Portal de Periódicos CAPES.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os manuscritos são apreciados pelos editores e dois consultores ad hoc, em caso de pareceres antagônicos, serão avaliados pelo Conselho Científico. São considerados para avaliação apenas os trabalhos que atendem às normas da revista e que tenham sido encaminhados pelo sistema eletrônico de acesso ao periódico.
O Editor Chefe em conjunto com o Editor Adjunto e Editor Técnico-Científico da Revista Literatura em Debate, realizam pré-avaliação dos manuscritos com objetivo de verificar se os trabalhos submetidos ao periódico atendem às políticas editoriais da revista. Os trabalhos aprovados pelos editores são encaminhados para apreciação de, no mínimo, dois consultores ad hoc.
O consultor ad hoc é indicado tanto pelo Editor quanto pelo Coordenador do Conselho Científico e aprovado pelo Conselho Científico para emitir parecer sobre um dado manuscrito, submetido para uma das seções da Revista Literatura em Debate.
Os textos são analisados pelo sistema duplo cego, garantindo-se o anonimato de autores e consultores ad hoc no processo de avaliação. Quando há pareceres distintos quanto à recomendação de publicação, o editor indica um terceiro membro do Conselho Editorial Científico para avaliar o trabalho, mantendo-se o anonimato dos/as autores/as.
Os consultores ad hoc são doutores e/ou mestres doutorandos, com produção científica na área de Educação e Linguagens e de diferentes instituições de Educação Superior nacionais e internacionais. Eles avaliam os textos e emitem parecer descritivo atendendo aos seguintes critérios: originalidade, relevância e ineditismo do tema; contribuição para a área educacional; qualidade técnica, do texto e da apresentação e adequação teórico-metodológica. O texto pode ser devolvido ao(s) autor(es), caso os consultores ad doc sugiram mudanças e/ou correções. Em caso de divergência de pareceres dos consultores ad hoc, o texto é encaminhado ao Conselho Científico.
O Conselho Científico é constituído de, no mínimo, dez membros com titulação mínima de doutorado e produção científica na área de Educação e Linguagens oriundos de diferentes instituições de ensino superior com Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação no Brasil e de outros países de língua portuguesa e/ou espanhola.
A aceitação final depende dos seguintes critérios: recomendação dos consultores ad hoc e dos editores; efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) quando indicados pelos avaliadores ou editores; adequação às normas da revista; apresentação de Declaração de Revisão de Texto (correção ortográfica e gramatical) emitida por profissional com formação na área de Letras. É necessário indicar o nome, a formação/instituição e o e-mail.
Periodicidade
A publicação é semestral, com edições em junho e dezembro.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
O acesso da revista a autores que desejam publicar seus trabalhos também é livre e gratuito. Não se cobram taxas pelo envio, processamento e/ou publicação.
É permitida a reprodução dos artigos publicados para finalidades de ensino e pesquisa, sempre referenciando a fonte.
Fontes de Apoio
Histórico do periódico
A Revista Literatura em Debate (RLD), ISSN 1982-5625, foi criada em 2007 pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e, a partir de 2020, passou a ser vinculada ao Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Educação, com sede na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (PPGEDU/URI-FW).
A RLD foi classificada como Qualis A4 em Educação, na avaliação CAPES do quadriênio 2017-2020 e possui as seguintes indexações: Latindex, M. L. A. Master List of Periodicals, M. L. A. International Bibliography, EZB, Erih Plus, Diadorim e Portal de Periódicos CAPES. A partir de 2023, a Revista Literatura em Debate adquiriu o seu número do DOI. Sendo assim, a RLD identifica seus artigos através deste número.