IDENTIDADE E SABERES NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ENTRE EXPERIÊNCIAS, PRÁTICAS E A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR/A
DOI:
https://doi.org/10.31512/30862531.2025.09.101-117Palavras-chave:
Identidade docente, Saberes docentes, Educação Infantil, Prática pedagógicaResumo
Este artigo propõe uma análise sobre os processos que constituem a identidade docente e os saberes profissionais essenciais à prática pedagógica na Educação Infantil. Com base em autores como Tardif, Pimenta, Zeichner, Grutzmann, Dubar e Barbosa, discute-se a articulação entre os conhecimentos adquiridos na formação e na experiência cotidiana e como esses elementos se entrelaçam na constituição da profissionalidade do educador infantil. Considerando a especificidade da infância como etapa de intensas descobertas e desenvolvimento, o texto destaca a necessidade de uma atuação docente sensível, ética e reflexiva, pautada na mediação afetiva e no compromisso com o cuidado e a aprendizagem. A reflexão se ancora na premissa de que a identidade profissional não é um dado fixo, mas sim um processo contínuo, construído nas interações e práticas sociais, exigindo do professor uma postura autônoma, crítica e comprometida com as infâncias.
Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Currículo na educação infantil: entre o ponto de partida e o ponto de chegada. In: MACHADO, Maria Lúcia de A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 89-103.
BEZERRA, Maria Auxiliadora da Silva. Saberes docentes e a construção da identidade profissional: aproximações e distanciamentos. Natal: EDUFRN, 2017.
BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GRUTZMANN, Ana Maria. A construção da identidade profissional do educador infantil: saberes, formação e prática. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
KRAMER, Sonia. Educação infantil: muitas linguagens e um só compromisso com as crianças. 5. ed. São Paulo: Ática, 2008.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de et al. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 1999.
ZEICHNER, Kenneth M. Formação de professores e modernidade: as tendências atuais da reforma nos cursos de formação de professores nos Estados Unidos. In: GATTI, Bernadete A. (Org.). A formação de professores: tendências atuais. São Paulo: Cortez, 1993. p. 113-141.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Educação, Direito e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.