A FUNÇÃO PÚBLICA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA E CRÍTICA

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/30862531.2025.09.23-52

Palavras-chave:

Ensino de História, Consciência democrática, Narrativas históricas

Resumo

Este artigo investiga a função pública do ensino de História no Brasil contemporâneo na formação de uma consciência democrática e crítica. O estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, utiliza revisão bibliográfica fundamentada em Jörn Rüsen, Paulo Freire e Reinhart Koselleck, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa analisa como o ensino de História pode mediar narrativas históricas divergentes, contribuindo para uma cidadania ativa e crítica. Os resultados indicam uma transição de narrativas eurocêntricas para abordagens mais inclusivas, valorizando grupos marginalizados, embora enfrente resistências conservadoras. Conclui-se que o ensino de História, ao promover o diálogo e o respeito à diversidade, é um instrumento essencial para fortalecer a democracia e a humanização social, exigindo um compromisso institucional com a formação docente.

Biografia do Autor

  • Vitor Kochhann Reisdorfer, UFSM

    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1994), graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008), Especialização pela Faculdade de Administração Três de Maio -SETREM (2006), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000) e Doctorado en Administración - Universidad Nacional de Misiones- UNaM (2008), Titulo Reconhecido no Brasil em Universidade Federal, como Doutor em Administração. Trabalhou na Coopatrigo, Cooperativa Triticola Regional São Luizense Ltda, durante 13 anos. Ex conselheiro de Administração do Sicredi Missões, por dois mandatos. Foi Coordenador do Curso Técnico em Contabilidade do Politécnico por 7 anos. Atualmente é Professor Associado da UFSM. Atua no Curso Superior em Gestão de Cooperativas e no Curso Técnico em Contabilidade do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Editor chefe da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas-RGC; Membro da Comissão permanente de Pesquisa; Coordenador de projetos de ensino e extensão na UFSM.

  • Marco Aurélio da Silva, UFSM
    Doutorando em Extensão Rural - UFSM; Mestre em Ciências Sociais – UFSM. Mestre em Educação UNISC; Licenciado em Filosofia - UNIFRA Licenciado em Pedagogia - UFSM.

Referências

ALVES, Ronaldo Cardoso. Da Consciência Histórica (pré) (pós?) moderna: reflexões a partir do pensamento de Reinhart Koselleck. Saeculum. João Pessoa: UFPB, v. 30, p. 321- 339, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira; Revisão de César Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2006.

MARTINS, Estevão de Rezende. Cultura e Poder. 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

______. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do Ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação – RHE. Porto Alegre, v. 16, n. 37, maio/ago. 2012, p. 73-91.

Downloads

Publicado

2026-02-18

Como Citar

Reisdorfer, V. K., & Silva, M. A. da. (2026). A FUNÇÃO PÚBLICA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA E CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Revista Educação, Direito E Sociedade, 9, 23-52. https://doi.org/10.31512/30862531.2025.09.23-52