A FUNÇÃO PÚBLICA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA E CRÍTICA
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.31512/30862531.2025.09.23-52Palavras-chave:
Ensino de História, Consciência democrática, Narrativas históricasResumo
Este artigo investiga a função pública do ensino de História no Brasil contemporâneo na formação de uma consciência democrática e crítica. O estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, utiliza revisão bibliográfica fundamentada em Jörn Rüsen, Paulo Freire e Reinhart Koselleck, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa analisa como o ensino de História pode mediar narrativas históricas divergentes, contribuindo para uma cidadania ativa e crítica. Os resultados indicam uma transição de narrativas eurocêntricas para abordagens mais inclusivas, valorizando grupos marginalizados, embora enfrente resistências conservadoras. Conclui-se que o ensino de História, ao promover o diálogo e o respeito à diversidade, é um instrumento essencial para fortalecer a democracia e a humanização social, exigindo um compromisso institucional com a formação docente.
Referências
ALVES, Ronaldo Cardoso. Da Consciência Histórica (pré) (pós?) moderna: reflexões a partir do pensamento de Reinhart Koselleck. Saeculum. João Pessoa: UFPB, v. 30, p. 321- 339, 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira; Revisão de César Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2006.
MARTINS, Estevão de Rezende. Cultura e Poder. 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
______. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do Ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação – RHE. Porto Alegre, v. 16, n. 37, maio/ago. 2012, p. 73-91.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Educação, Direito e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.