INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS DECISÕES DO TRIBUNAL DO JÚRI
Resumen
O presente trabalho tem por escopo demonstrar de que forma a mídia, através de sua atuação em massa, pode vir a influenciar, positiva ou negativamente, nas decisões que serão tomadas pelos jurados no julgamento realizado pelo Tribunal do Júri. A instituição do Tribunal do Júri teve seu surgimento nas civilizações antigas, não havendo consenso entre os diversos doutrinadores da área jurídica sobre o seu berço. O Júri trouxe consigo a ideia do julgamento por pares, conferindo ao povo a prerrogativa de aplicar a justiça por meio de uma deliberação que inicialmente ocorria em praça pública, com evolução então ao Poder Judiciário, sendo realizado atualmente por meio do Conselho de Sentença. Dessa forma, o julgamento é feito por meio do Conselho de Sentença, formado por jurados, pessoas leigas da sociedade, que tem por função julgar os crimes dolosos contra a vida, conforme princípio elencado na Constituição Federal. O Júri é fundamentado no mito do julgamento imparcial, dessa forma, o jurado deve agir com imparcialidade no momento de realizar a votação.
Citas
BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. 7. ed. São Paulo: Editora Martin Claret, 2013.
BONFIM, Edilson Mougenot. Curso de processo penal. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
BRASIL. Código de Processo Penal. In: CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia; NICOLETTI, Juliana. VadeMecum. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
______. Constituição Federal. In: CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Lívia; NICOLETTI, Juliana. VadeMecum. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
CANOTILHO, J. J. Gomes et al. Comentários à Constituição do Brasil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
CAPEZ, Fernando. Curso de processo penal. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ana Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 29. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2013.
FERRIGOLO, Noemi Mendes Siqueira. Liberdade de expressão: direito na sociedade da informação: mídia, globalização e regulação. 1. ed. São Paulo: Editora Pillares, 2005.
GOMES, Marcus Alan de Melo. Mídia e sistema penal: as distorções da criminalização nos meios de comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2015.
GRECO FILHO, Vicente. Manual de processo penal. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
LIRA, Rafael de Souza. Mídia sensacionalista: o segredo de justiça como regra. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
LOPES JR., Aury. Direito processual penal. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
MENDONÇA, Fernanda Graebin. A má influência da mídia nas decisões pelo tribunal do júri. 2º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede. Anais... Disponível em: <http://coral.ufsm.br/congressodireito/anais/2013/3-6.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2016.
MICHAELIS: Dicionário escolar língua portuguesa. 1. ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2008.
MOREIRA, Rômulo de Andrade. O Supremo Tribunal Federal e o sigilo no inquérito policial.