A INTERFERÊNCIA DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA COMO INSTRUMENTO DE DEFESA DO INTERESSE COLETIVO

Autores/as

  • Erasmo Mossini Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Cesar Riboli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Resumen

O presente texto aborda a problemática da interferência do Estado na propriedade particular, como resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Direito – TCC. Deste modo, procura evidenciar as formas pelas quais o Estado pode intervir na propriedade privada de modo a garantir que ela seja utilizada para cumprir realmente o seu objetivo, ou seja, a função social levando em conta o interesse público. A partir dessa concepção inicial, serão abordados os principais tipos de intervenção do Estado na propriedade privada, evidenciando-se os requisitos necessários para tal intervenção e seus aspectos legais. Ademais, busca-se verificar se o Estado pode, em detrimento do interesse público, intervir na vida privada das pessoas, principalmente em suas propriedades. Conforme foi visto, foram apresentadas as ferramentas que estarão à disposição do Estado para que ele as utilize para intervir na propriedade particular, quando necessário, com o objetivo de fazer com que ela tenha um melhor aproveitamento e que realmente cumpra com sua função social prevista no ordenamento jurídico nacional. No ordenamento jurídico brasileiro, vários são os institutos que garantem liberdade às pessoas de gerirem suas vidas da melhor forma possível, no entanto essa possibilidade não é absoluta. No que se relaciona com a propriedade, essa deve observar uma série de requisitos para, ao final, manter-se fiel nas mãos de um único proprietário.

Citas

ALEXANDRE, Ricardo; DE DEUS, João. Direito Administrativo Esquematizado. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

ARAGÃO, Alexandre Santos de. Curso de Direito Administrativo. 2. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

ARISTÓTELES. Política. Coleção Obra Prima de Cada Autor. Trad. Torrieri Guimarães. São Paulo: Editora Martin Claret, 2002.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. 13ª ed. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro; Campus, 1992.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 27. ed. rev., ampl. e atual. até 31-12-2013. São Paulo: Atlas, 2014.

GOMES, Fábio Bellote. Elementos de Direito Administrativo. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

KNOPLOCK, Gustavo Mello. Manual de Direito Administrativo. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Curso de Direito Administrativo: parte introdutória, parte geral e parte especial. 16. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO; 2013.

ROUSSEAU. Jean-Jacques. Do Contrato Social. Coleção Obra Prima de Cada autor. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2001.

Publicado

2019-09-12

Cómo citar

Mossini, E., & Riboli, C. (2019). A INTERFERÊNCIA DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA COMO INSTRUMENTO DE DEFESA DO INTERESSE COLETIVO. Revista Educação, Direito E Sociedade, 1(1), 04–17. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/educacaodireitoesociedade/article/view/3407