POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Leitura. Literatura. Livro didático. Poesia. Subjetividade.

Resumo

Para formar leitores é preciso criar condições de aproximação entre o sujeito e o universo letrado, sobretudo a partir do envolvimento proporcionado pela literatura. Isto convoca a subjetividade e a relação mais significativa com a leitura. Entretanto, em pesquisa realizada com livros didáticos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental, observou-se uma abordagem questionável do texto literário. Nesses materiais, em geral, a literatura, marcadamente, a poesia, é tomada como pretexto para apropriação do código e abordagem superficial de temas diversos. Desconsidera, assim, a relação intersubjetiva como elemento fundamental da leitura literária. Neste artigo, apresentaremos a expansão do enfoque de ensino de leitura a partir do contato significativo, porque marcado pela subjetividade, com a poesia, desde os primeiros anos de escolarização.

Biografia do Autor

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Graduada e Licenciada em Letras (Português/Russo) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e Doutora em Linguagem e Educação pela mesma instituição.

Atuou como professora na Universidade Federal do Paraná.

É professora e pesquisadora na Universidade Estadual de Londrina, no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, na área de Metodologia do Ensino.

Downloads

Publicado

2016-02-05

Como Citar

Oliveira Lima, S. (2016). POESIA: ENLACE SUBJETIVO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. Revista Língua&Literatura, 17(30), 93–113. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1982