EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA PROPOSTA EDUCATIVO-REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Angela Enderle Candaten, Alessandra Regina Müller Germani

Resumo


Este artigo refere-se a um relato de experiência durante a implementação de um projeto de prática assistencial desenvolvido na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem pela URI - Campus de Frederico Westphalen/RS. O projeto objetivou propor a realização de uma atividade educativo-reflexiva acerca das práticas educativas de competência dos Enfermeiros, a fim de oportunizar aos graduandos do curso de Enfermagem, a possibilidade de dialogar a educação em saúde durante a formação acadêmica. No entanto, buscando a efetivação do objetivo proposto utilizamos a seguinte estratégia de intervenção: Organização e planejamento de seis encontros com os acadêmicos de Enfermagem nos quais foram abordados o contexto da prática assistencial e as metodologias de assistência realizadas nos serviços de saúde pelo enfermeiro.

-

HEALTH EDUCATION: A REFLEXIVE-EDUCATIONAL PROPOSAL IN NURSE FORMATION

 

ABSTRACT: This article refers to an experience report during the implementation of a project about practice care developed in the discipline of Trabalho de Conclusão de Curso (Course Conclusion Work) for obtaining the Bachelor Degree in Nursing by URI – Campus Frederico Westphalen/RS. The project aimed proposing the perform of an educational -reflexive activity about the educational competence practices of Nurses, in order to create opportunities to undergraduates of Nursing Course, the possibility of dialogue on health education during the academic training. However, searching for the realization of the proposed objective we use the following intervention strategy: Organization and planning of six meetings with the nursing scholars in which were addressed the context of the healthcare practice and assistance methodologies undertaken in the health services by the nurse.

Keywords: Health education. Educational-Reflective Process. Scholars.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Processo educativo-reflexivo; Acadêmicos.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6075