“ROMANCE DE XANGÔ”: A DANÇA DO FOGO
Palavras-chave:
ekphrasis, Vitorino Nemésio, religiosidade brasileira, orixá, Bahia.Resumo
A partir do conceito de ekphrasis, de Claus Clüver, o presente artigo se propõe a analisar o poema ―Romance de Xangô‖, que integra o volume 9 Romances da Bahia (1952), do poeta açoriano Vitorino Nemésio (1901-1978), explicitando como a dança de Xangô, que encena o mito de origem desse Orixá, é construída ekphraticamente nesse poema, o que, por sua vez, revela o esforço singular desse poeta em compreender a cultura e a religiosidade bra-sileira.
ROMANCE DE XANGÔ‖: THE FIRE DANCE
Based on ekphrasis’ idea, Claus Clüver’s concept, this article intends to ana-lyze ―Romance de Xangô‖, a Vitorino Nemésio’s poem, wich is one of the nine poems of 9 Romances da Bahia (1952), showing how the Xangô dancing is textually recreated in this poem, what it denotes singular effort of Nemésio to understand the Brazilian religiosity and culture.
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