EDUCAÇÃO PARA O FUTURO: CONTRIBUIÇÕES DE FAURE, DELORS E SAHLE-WORK

Gladis Lorenzato Bertol, Jaqueline Moll

Resumo


O presente artigo tem como objetivo resgatar e analisar os relatórios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação. Apresentamos as principais contribuições dos relatórios Faure (1972), Delors (1996) e Sahle-Work (2021), de maneira a situar a preocupação histórica com o futuro da educação e da sociedade. Faure defende uma educação ao longo da vida, que desenvolva os indivíduos integralmente e para a democracia. Delors indica que a educação deve organizar-se em torno de quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Sahle-Work estabelece um novo contrato social para a educação, reafirmando o compromisso da sociedade com um futuro pacífico, justo e sustentável. Os três relatórios, cada um em seu contexto histórico, constituem valiosos recursos para entender a situação da educação em escala global e para orientar políticas e práticas educacionais.


Palavras-chave


educação; futuro; relatórios UNESCO; educação ao longo da vida.

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