COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODERIA AJUDAR NA LEITURA NOS ANOS INICIAIS

Maria Lúcia Rodrigues, Silvia Regina Canan

Resumo


A inteligência artificial pode ajudar as escolas a otimizar a gestão de recursos, como salas de aula, materiais escolares e professores. Por meio da análise de dados, fica evidente que a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a prever a demanda por recursos, além de otimizar a alocação de recursos para maximizar a eficiência e minimizar os custos. Ela está ajudando a personalizar o ensino, oferecendo feedback imediato aos alunos e avaliando o progresso de maneira mais eficiente. Ademais, a IA está permitindo aos professores economizarem tempo ao automatizar tarefas repetitivas e liberando-os para concentrarem-se nas necessidades individuais dos alunos. Contudo, a IA vai muito além, seus recursos também podem ajudar a realizar com sucesso outras atividades diretamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem: agendar anúncios e eventos para distribuição em massa entre os alunos, programar chatbots para gestão e atendimento aos alunos, nos anos iniciais, usar tablets e jogos de alfabetização, músicas do alfabeto, jogos da memória, letras coloridas, por exemplo, e podem ser solicitadas vídeochamadas com as crianças, em grupo de leitura.

Palavras-chave


anos iniciais; alfabetização; leitura; educação; tecnologias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.