AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Angélica Felske Gabriel, Viviane Martins Vital Ferraz, Rosane Carneiro Sarturi

Resumo


O artigo é um recorte da dissertação de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi compreender como as relações entre o público e o privado impactam os processos de ensino-aprendizagem de uma escola municipal, localizada na zona rural de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, considerando a implementação do apostilamento vinculado ao “Sistema de Ensino Aprende Brasil”, no período pós-pandêmico. A metodologia foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir das entrevistas narrativas (auto)biográficas temáticas, o diário de campo e a análise documental. Pautou-se nos estudos de: Arroyo e Fernandes (1999); Adrião e Peroni (2009); Adrião et al (2016); Peroni (2015; 2017); Saura, Gutiérrez e Vargas (2021); dentre outros. Os resultados revelam que houve ações municipais para minimizar os danos, todavia as medidas poderiam ser melhor conduzidas com a adoção da gestão democrática. O sistema de apostilamento não apresentou aproximações com a realidade dos estudantes que residem em áreas rurais. A implementação de uma cultura digital, prevista na BNCC (Brasil, 2018), não se concretizou nem antes e nem depois da pandemia. Tanto estudantes quanto professores não assumiram o protagonismo digital, evidenciando que o discurso não acompanhou a prática. Foi produzido um Roteiro Orientador (e-book) que divulgou os resultados e as sugestões das colaboradoras, visando contribuir com a formação permanente docente e está vinculado à dissertação4, no manancial da UFSM.

Palavras-chave


parcerias público-privadas; políticas públicas educacionais; sistema de apostilamento.

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