LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM

Andreia Batista da Silva, Andréa Martins Lameirão Mateus

Resumo


Este artigo aborda a relevância da literatura infantil e suas contribuições no processo de alfabetização e letramento de alunos com defasagem de aprendizagem nos anos finais do 1º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º ano). Para o procedimento desse trabalho foi utilizado a pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender o objetivo em estudo. A literatura infantil tem o poder de estimular a imaginação, desenvolver competências e habilidades, além de promover a criatividade. A defasagem no processo de alfabetização e letramento no Brasil, agravada pela pandemia de Covid-19, demanda soluções a longo prazo. O presente trabalho propõe estratégias pedagógicas, como projetos, metodologias ativas e sequências didáticas, que utilizam livros infantis em sala de aula. Também é feita uma reflexão sobre o contexto histórico da literatura infantil, a relação entre alfabetização e letramento, e a importância da literatura infantil na aquisição da leitura e escrita.


Palavras-chave


literatura infantil; alfabetização; letramento.

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