ENTRE A PUREZA DO ESPÍRITO E A DEGRADAÇÃO PELO DESEJO: O SUBSTRATO MASOQUISTA EM OS INFORTÚNIOS DA VIRTUDE, DE MARQUÊS DE SADE

Frederico de Lima Silva, Hermano de França Rodrigues

Resumo


Embora os traços de sadismo representem o mote central da narrativa sadiana, nota-se uma pluralidade de outras disposições sexuais, como é o caso do manuscrito Os Infortúnios da Virtude, onde o sadismo sede espaço à manifestação masoquista, a qual é presentificada na protagonista, Justine, cujo percurso e configurações apontam para uma estruturação explicitamente centrada no sofrimento como forma de sustentação subjetiva. O presente trabalho, que congrega áreas do saber como a história, filosofia e psicanálise, apresenta algumas considerações sobre como a literatura sadiana dá lugar à disposição masoquista da personagem Justine ao alinhar sofrimento e desejo não como elementos díspares, mas complementares. Como subsídios teóricos, utiliza-se as contribuições de autores como Freud (1905, 1919, 1924 e 1933), Lanteri-Laura (1994), Barthes (2005), Roudinesco (1998 e 2008), Trousson (2015) entre outros.


Palavras-chave


Justine; literatura; Marquês de Sade; masoquismo; psicanálise.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.