POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS POÉTICAS: UM CONVITE AO DEVANEIO

Autores

  • Eliege Moreira Barbosa UNIPAMPA
  • Felipe Gustsack UNISC

Palavras-chave:

Sensível. Poético. Devaneio. Educação. Linguagem.

Resumo

A arte poética perpassa a história da humanidade e transcende nossas experiências prosaicas. Apresentamos aqui algumas possibilidades de aprendizagens pelo caminho dessa linguagem do poético no cotidiano dos fazeres e afazeres em Educação. Chamamos a atenção para experiências estéticas na vida mundana de educadores/as que escolhem a boniteza das aprendizagens enquanto experiências de fruição com Poesia em ação devaneante, capaz de provocar o imaginário. Dentre as possibilidades de aprender com a linguagem poética, destacamos as aprendizagens de si, cujas experiências podem contribuir para o autoconhecimento e a construção de uma identidade crítica e ao mesmo tempo sensível, autopoiética.

 

Biografia do Autor

Eliege Moreira Barbosa, UNIPAMPA

Doutora em Educação, Mestre em História da Literatura, Especialista em Libras, graduada em Letras-Português e Filosofia

Felipe Gustsack, UNISC

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduado em Letras-Português - Inglês e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Barbosa, E. M., & Gustsack, F. (2023). POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS POÉTICAS: UM CONVITE AO DEVANEIO. Revista Literatura Em Debate, 17(30), 87–105. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4513