ÍNDIO SÓ É ÍNDIO SE FALA LÍNGUA INDIGENA: REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE INDÍGENA

Autores

  • Rosana Hass Kondo Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED
  • Letícia Fraga Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

Representação, Identidade indígena, Língua Portuguesa

Resumo

Partindo do pressuposto de que as representações são socialmente e permanentemente (re)construídas e da “[...] premissa de que a identidade não está alocada ou é construída necessariamente em uma dada materialidade linguística (MAHER, 2012, p. 97), pretendemos, neste texto, argumentar que a identidade indígena pode ser veiculada não somente em língua Guarani, mas também em Português, “[...] já que muitos índios dela se apropriam e a moldam a fim de, através de seu uso, construir e marcar suas identidades” (MAHER, 1998, p. 135). Para tanto, trazemos dados e análises resultantes de uma pesquisa etnográfica (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), em nível de mestrado, realizada entre 2011 e 2012, na comunidade indígena do Pinhalzinho, Tomazina, Paraná. Participaram da pesquisa quatorze (14) pessoas. Os resultados sugerem que a representação que os Guarani apresentam sobre língua, cultura e identidade indígena são influenciadas pelas concepções do que os não-indígenas elegeram como critérios definidores para tal.

 

 

Biografia do Autor

Rosana Hass Kondo, Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED

Professora da Rede Estadual há 17 anos na disciplina de Língua Inglesa, possuo mestrado em Letras, Linguagem e Identidade (UEPG) especialista em Letras/Literatura (UENP) e Educação Especial (BAGOZZI) e graduada em Letras/Inglês (UENP) e Letras/Espanhol(UEPG)

Letícia Fraga, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordenadora do Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade na mesma instituição.

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Publicado

2013-12-16

Como Citar

Hass Kondo, R., & Fraga, L. (2013). ÍNDIO SÓ É ÍNDIO SE FALA LÍNGUA INDIGENA: REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE INDÍGENA. Revista Língua&Literatura, 15(25), 213–239. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/845