O ensino de línguas por tarefas: um exemplo prático de seqüência didática e o papel da saliência de elementos de gênero e de aspectos gramaticais nas etapas de pré e pós-tarefa
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o papel das etapas de pré-tarefa e pós-tarefa dentro da abordagem de Ensino de Línguas por Tarefas (ELT), analisando de que forma estas etapas podem contribuir para maiores ganhos na produção do aprendiz na língua alvo. Buscamos demonstrar que, ao passo que a realização da tarefa deve ter como foco principal a livre escolha de linguagem e foco na comunicação de significados (meaning-focus), as etapas de pré e pós-tarefa podem ter o papelde salientar recursos discursivos e lingüísticos, o que no nosso entender pode contribuir para a aceleração da melhoria da produção do aprendiz na língua alvo ao aumentar a atenção e percepção do mesmo para tais recursos. Após fazer uma breve revisão do conceito de Ensino de Línguas por Tarefas (ELT), tratamos da questão da percepção do aluno e do aumento ou saliência de recursos de gênero e aspectos lingüísticos. Em seguida, apresentamos em maior detalhe um exemplo de aplicação de tarefa com ênfase na produção escrita (ainda que todas as habilidades
estejam presentes). Através de um projeto de elaboração de um caderno com resenhas de filmes em uma escola de idiomas, demonstramos nosso entendimento sobre o que vem a ser uma tarefa comunicativa, discutindo cada etapa do ciclo da tarefa e as oportunidades para saliência ou realce tanto de elementos discursivos pertinentes ao gênero de texto da tarefa como de aspectos gramaticais e lexicais. Por fim, sugerimos o uso de seqüências didáticas (Schneuwly e Dolz, 2004) como
uma alternativa compatível com o ELT, de modo que a escolha de gêneros textuais relevantes para a turma possa servir de base norteadora para a criação de um programa de ensino por tarefas como as do projeto aqui apresentado.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
Luce, M. S., & Finger, I. (2012). O ensino de línguas por tarefas: um exemplo prático de seqüência didática e o papel da saliência de elementos de gênero e de aspectos gramaticais nas etapas de pré e pós-tarefa. Revista Língua&Literatura, 10(15), p. 19–41. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/84
Edição
Seção
Artigos
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