Ana Maria Machado e as Representações Étnicas e Identitárias na Literatura Infanto-juvenil Brasileira
Resumo
O objetivo desse artigo é o estudo das questões étnicas que interagem na constituição da identidade cultural. A análise será desenvolvida a partir de dois livros de Ana Maria Machado, Do outro lado tem segredos e O canto da praça, sendo dividida em dois momentos considerando a estruturação narrativa apresentada pela autora. Buscaseentender a inserção das questões étnicas na Literatura infantil e juvenil e a contribuição para o conhecimento mais amplo da cultura do jovem leitor, aumentando sua capacidade crítica com relação ao seu próprio país. O suporte teórico se apóia em autores que tratam das questões identitárias, na América Latina e os deslocamentos culturais advindos da globalização.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
Quintana, S. da F. (2012). Ana Maria Machado e as Representações Étnicas e Identitárias na Literatura Infanto-juvenil Brasileira. Revista Língua&Literatura, 10(14), p. 143–160. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/80
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.