DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM
DOI:
https://doi.org/10.31512/1984-381X.2022.24.43.113-128Palavras-chave:
Enem. Análise do discurso. Argumento.Resumo
Este artigo, por meio de princípios da Análise do discurso, reflete sobre a maneira que os alunos produziram suas Redações no Enem 2017. Foram analisadas as 09 Redações da edição de 2018 da Cartilha do Participante do Enem, e dentre essas constatamos direta e indiretamente a presença de um argumento em comum, o preconceito sofrido no âmbito educacional pelos deficientes auditivos, partindo das Condições de Produção mais amplas e o momento de elaboração das redações. Explicitando o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, foram associados os postulados que afirmam que a função da Análise do Discurso é explicar os caminhos do sentido e os mecanismos de estruturação do texto, porque o texto produz sentido (Florêncio, 2016). Mediante as reflexões realizadas foi possível perceber a presença da formação histórico-ideológica para o embasamento argumentativo dos candidatos e sua perspicácia para tratar de um tema peculiar para a educação brasileira. Constatamos ainda que a utilização do interdiscurso contribui para que o candidato alcance um bom desempenho, visto que tal categoria viabiliza toda a estruturação do texto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.