DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM

Autores

  • Síria Maria Santos de Oliveira Instituto Federal de Alagoas
  • José Edson Ferreira Lima Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.31512/1984-381X.2022.24.43.113-128

Palavras-chave:

Enem. Análise do discurso. Argumento.

Resumo

Este artigo, por meio de princípios da Análise do discurso, reflete sobre a maneira que os alunos produziram suas Redações no Enem 2017. Foram analisadas as 09 Redações da edição de 2018 da Cartilha do Participante do Enem, e dentre essas constatamos direta e indiretamente a presença de um argumento em comum, o preconceito sofrido no âmbito educacional pelos deficientes auditivos, partindo das Condições de Produção mais amplas e o momento de elaboração das redações. Explicitando o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, foram associados os postulados que afirmam que a função da Análise do Discurso é explicar os caminhos do sentido e os mecanismos de estruturação do texto, porque o texto produz sentido (Florêncio, 2016). Mediante as reflexões realizadas foi possível perceber a presença da formação histórico-ideológica para o embasamento argumentativo dos candidatos e sua perspicácia para tratar de um tema peculiar para a educação brasileira. Constatamos ainda que a utilização do interdiscurso contribui para que o candidato alcance um bom desempenho, visto que tal categoria viabiliza toda a estruturação do texto.

Biografia do Autor

Síria Maria Santos de Oliveira, Instituto Federal de Alagoas

Professora de Língua Portuguesa; Pesquisadora.

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Publicado

2023-02-15

Como Citar

Oliveira, S. M. S. de, & Lima, J. E. F. (2023). DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DO SURDO NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM REDAÇÕES DO ENEM. Revista Língua&Literatura, 24(43), 113–128. https://doi.org/10.31512/1984-381X.2022.24.43.113-128