LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL

Autores

Palavras-chave:

Literatura Eletrônica, Terminal, Estratégias de Ensino-Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo traz uma breve reflexão e análise sobre a estrutura e característica da literatura eletrônica, além de ressaltar sua importância e relevância durante a prática de leitura. Com o crescente uso da tecnologia, o exercício textual, em especial a leitura, passa a ser convidado a fazer parte desta realidade midiática, já que os novos leitores estão inseridos nesse contexto. Assim, precisam ser incitados a acessar novos conhecimentos e a buscar a construção do saber, junto à compreensão e interpretação das ferramentas utilizadas na composição da obra. Neste estudo, será analisada a obra digital “Terminal”, disponível no site “Literatura Digital”, na tentativa de evidenciar as características literárias, junto às ferramentas tecnológicas que fazem parte desta produção. Além disso, será proposta uma sequência de estratégias de ensino-aprendizagem, mostrando como pode ser efetuado o trabalho com a obra digital, partindo de uma perspectiva rizomática. Como resultados da análise e sugestões de estratégias de ensino-aprendizagem verifica-se a possibilidade de complementariedade do trabalho já realizado com a literatura impressa, desenvolvendo, nos leitores, competências e habilidades para a interação e uso efetivo dos elementos encontrados nos textos eletrônicos.

Biografia do Autor

Edna Gambôa Chimenes, Centro Universitário Uninter

Mestre em Estudos de Linguagens (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil. Professora de Ensino Superior e tutora da Pós-Graduação no Centro Universitário Uninter.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Chimenes, E. G., & Teixeira Filho, C. (2021). LITERATURA ELETRÔNICA – ANÁLISE E SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A OBRA TERMINAL. Revista Língua&Literatura, 23(41), 102–125. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3908