EFFECTIVE WAYS OF TEACHING PRAGMATICS: HUMOR IN THE CLASSROOM

Autores

Palavras-chave:

Pragmatics. English Teaching. Humor. Systemic-Functional Linguistics

Resumo

The objective of this paper is the consideration that in teaching L2 pragmatics the socio-culturally and contextually appropriate (or inappropriate) communication will depend on the teaching of L2 pragmatics in the classroom in certain instances, as there can be many pragmatically appropriate ways to ask for information, to schedule an appointment, etc. The corpus is based on utterances and situations found in teaching English as L2 environment. Our particular context is one of a regular English class in a private English school in the state of São Paulo (Brazil) in which the excerpt of the movie “Philomena” and comic cartoons to teach English were used. Some results showed that the great majority of the investigated students could not make out the humorous scenes of the video and cartoons before the scenes/cartoons were culturally depicted to them mainly due to pragmatic issues.

Biografia do Autor

Ulisses De Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ulisses Oliveira é Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sao Paulo) e possui Mestrado na mesma área pela mesma universidade. Atualmente, atua como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde leciona disciplinas correlatas às áreas de Língua Inglesa e Linguística. Além disso, atua no curso de Pós-Graduação (PROFLETRAS) na UFMS, orientando alunos e ministrando disciplinas correlatas ao ensino de Língua Portuguesa. Ele foi professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Coordenador do LEP (Laureate English Program) da Laureate International Universities e professor de Inglês na Escola de Negócios na Universidade Anhembi Morumbi, onde ajudou na implementação e, mais tarde, esteve a cargo de desenvolver a disciplina de Inglês na Escola de Negócios e Hospitalidade. A Universidade Anhembi Morumbi é membro da Laureate International Universities e tem como um de seus objetivos principais a internacionalização. Ficou decidido, à época, que a implementação do curso de Inglês seria na modalidade híbrida blended learning. Durante esse período, Ulisses lecionou Inglês para Marketing, Administração, Comércio Internacional, Hospitalidade, Turismo e Relações Internacionais. Ulisses também realiza pesquisa na área de ICT, com enfoque em blended e tandem learning para disciplinas curriculares de ensino integrado de língua estrangeira e conteúdos diversos para alunos de graduação. Na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, Ulisses desenvolve pesquisas na interface entre literatura e línguística, com enfoque na análise da transitividade, persuasão e ideologia. Ainda, possui experiência em Filologia Portuguesa e estudos diacrônicos envolvendo cantigas medievais Galego-Portuguesas, literatura barroca e modernismo.

Sumiko Ikeda, PUC-SP

A dra. Sumiko Nishitani Ikeda possui graduação em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) (1961), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular no curso de pós graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUCSP. De 1992 a 1998, exerceu, na qualidade de professora titular, magistério e pesquisa na Osaka University of Foreign Studies, Kyoto University of Foreign Studies e na Kakuritsu Kokugo Kenkyujoo de Tokyo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase na interface Discurso e Gramática, atuando na linha de pesquisa Linguagem, Trabalho e Educação, principalmente nos seguintes temas: Linguística Crítica - Metáfora - Appraisal - Português para Estrangeiros - sob o enfoque em especial da Linguística Sistêmico-Funcional.

Marcelo Saparas, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (1982), graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2004), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUCSP (2006) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUCSP (2012). Atualmente é pesquisador de instituição externa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, tradução, ensino da língua inglesa, persuasão e metáfora. Pós-Doutorado em ACD pela PUCSP.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

De Oliveira, U., Ikeda, S., & Saparas, M. (2020). EFFECTIVE WAYS OF TEACHING PRAGMATICS: HUMOR IN THE CLASSROOM. Revista Língua&Literatura, 21(38), 118–134. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3453