LINGUAGENS DESCOLONIAIS NA CONTEMPORANEIDADE LATINO-AMERICANA

Autores

  • Rosângela Fachel de Medeiros URI/FW
  • Alejandro de Oto

Palavras-chave:

Descolonialidade, Linguagens

Resumo

Este dossiê se propõe, então, a abrir espaço para a discussão de como as linguagens (artísticas, audiovisuais, literárias, midiáticas), que povoam o território e o imaginário latino-americano contemporâneo, são atravessadas por questões que se estabelecem na tensão entre colonização e descolonização, globalização e desglobalização, aculturação e transculturação; entre memórias culturais e históricas estabelecidas em domínios discursivos e emergentes; com o objetivo de discutir e analisar as “mensagens de uma Nova América”, como propôs o título da Bienal do MERCOSUL de 2015. Assim, se propõe, também, que esse seja um espaço de convivência de diferentes maneiras de aproximação às tramas teóricas, estéticas e políticas que estão em jogo. Nesse sentido, apresenta um amplo leque de abordagens e tensões, que evidencia, de alguma forma, a complexidade da tarefa.

Biografia do Autor

Rosângela Fachel de Medeiros, URI/FW

Doutora em Teoria Literária – Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Mestrado em Letras – Literatura Comparada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW.

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Fachel de Medeiros, R., & de Oto, A. (2018). LINGUAGENS DESCOLONIAIS NA CONTEMPORANEIDADE LATINO-AMERICANA. Revista Língua&Literatura, 19(33), 1–6. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2949