PROCESSOS DE DESCOLONIZAÇÃO NA LITERATURA DE JOÃO GILBERTO NOLL: TRANSGRESSÕES NO SEXO E NA LÍNGUA

Autores

  • Mayana Rocha Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Palavras-chave:

Literatura descolonial. Escritura menor. João Gilberto Noll.

Resumo

Esse trabalho visa apresentar os rastros estéticos e conceituais dos processos descoloniais encontrados nos romances do autor brasileiro João Gilberto Noll. Para tanto, busca-se um diálogo entre a noção de literatura menor, da filosofia francesa pós-estruturalista, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, com as noções de bilinguajamento, língua menor e língua de fronteira, do pensamento decolonial latino-americano e dos estudos das subalternidades, a partir das contribuições de Glória Anzaldua e Walter Mignolo. Nesse sentido, compreende-se que Noll subverte esteticamente as normas linguísticas da gramática oficial, no sentido de potencializar seus romances para resistir aos processos de assimilação cultural e simbólico. Por isso, a estética neobarroca, camp e as noções de artifício, exterior e máscara, são recorrentes em seus trabalhos e são aqui apontados como importantes mecanismos de descolonização na literatura brasileira contemporânea.  

Biografia do Autor

Mayana Rocha Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT/UFBA). Mestra em Estudo de Linguagens, no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, PPGEL/UNEB. Especialista em Estudos Culturais, História e Linguagens, pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Licenciada em Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Bahia e em Letras com habilitação plena em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitário Jorge Amado. Integrou a equipe de intercâmbio na "Missão de Estudos" na PUC-Rio, realizada pelo convênio do PROCAD (UNEB - PUC-RIO, PUC-GOIAS e UEFS), durante os meses de setembro e outubro de 2016. Pesquisa questões voltadas para as seguinntes seguintes áreas/temas: estudo das subalternidade (feminismo, queer e pós-coloniais), escritura queer, literatura gay, literatura brasileira contemporânea e sexualidades em textos literários, midiáticos, artísticos e científicos. 

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Rocha Soares, M. (2018). PROCESSOS DE DESCOLONIZAÇÃO NA LITERATURA DE JOÃO GILBERTO NOLL: TRANSGRESSÕES NO SEXO E NA LÍNGUA. Revista Língua&Literatura, 19(33), 146–164. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2589