A TESTOSTERONA & A VIDA: A EMERGÊNCIA DOS DISCURSOS SOBRE A SAÚDE DO HOMEM NA MÍDIA
Resumo
Objetivamos, neste texto, analisar a emergência dos discursos sobre a saúde do homem na mídia, levando em consideração as contingências sócio-históricas que permitem a aparição deste discurso nos diversos canais midiáticos. Nesse intento, tomamos como ponto de ancoragem os conceitos foucaultianos de biopoder e biopolítica e nos propomos estudá-los na conjunção com os pressupostos teóricos da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2006). É neste sentido que pensamos a Política Nacional de Atenção Integral de Saúde do Homem (doravante Política Nacional da Saúde do Homem) no âmago destas teorizações foucaultianas, apreendendo-a como um dos variados meandros da constituição biopolítica contemporânea. A análise condensa materialidades discursivas que circularam na mídia, as quais assinalam a necessidade de os homens procurarem assistência médica, com vistas a cumprir com o que propõe a lógica do biopoder.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.