IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Kelly Cristina Marques Gaignoux Universidade Federal do Pará
  • Michell Moutinho Gadelha Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
  • Walkyria Magno e Silva Doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Toulouse II – Le Mirail, UTM, França. Professora Associada da Universidade Federal do Pará.

Palavras-chave:

Identidade, Teoria da Complexidade

Resumo

Este artigo discute a emergência de identidades de aprendentes de língua inglesa a partir do desenvolvimento da produção oral. Gaignoux (2006), referindo-se a Williams e Burden (1997), demonstra que a dificuldade na habilidade de falar leva os alunos a construírem uma autoimagem negativa fadada ao fracasso na aprendizagem de uma LE. A partir da análise das entrevistas então conduzidas e das gravações em áudio das aulas durante o processo de instrução de estratégias de aprendizagem de sete aprendentes de línguas do curso de Letras da UFPA, investigamos os traços identitários emergentes, descrevendo-os com base na Teoria da Complexidade. Resende (2009) entende que uma visão mais holística e menos reducionista do processo de formação do “eu” social é necessária e explica que isso acontece devido ao surgimento dos “eus” emergentes em interação com outros elementos, determinando a autoimagem de um aluno. Os resultados constataram mudanças significativas no comportamento das aprendentes, possibilitando o aparecimento de novas identidades.

 

Palavras-chave: Formação de aprendentes de línguas, identidade, Teoria da Complexidade

Biografia do Autor

Kelly Cristina Marques Gaignoux, Universidade Federal do Pará

Professora Assistente da Universidade Federal do Pará - Campus Bragança. Atua na área da Linguística Aplicada com o ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira e Formação de Professor.

Michell Moutinho Gadelha, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará. Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Atua com o ensino do Alemão para o Ensino Médio.

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Publicado

2015-05-21

Como Citar

Gaignoux, K. C. M., Gadelha, M. M., & Magno e Silva, W. (2015). IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: ‘EUS’ EMERGENTES NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM. Revista Língua&Literatura, 16(27), 188–210. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1419