O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor

Autores

  • Gilmei Francisco Fleck

Resumo

A literatura infantil e infanto-juvenil é, por essência, a porta de entrada ao mundo da leitura e da literatura, cuja compreensão consideramos a substância mais apurada do processo de leitura. O acesso a elas garante ao futuro leitor uma experiência que conduz ao processo crítico de leitura em níveis profundos, oportunizando-lhe uma integração ao mundo elitizado daqueles que dominam um dos mais complexos processos psicolingüísticos requeridos em nosso cotidiano. Neste artigo, procuramos
discutir como este processo de iniciação à leitura e à literatura, por meio da aproximação e exploração do universo literário infantil e infanto-juvenil, é fator determinante para as experiências leitoras da vida adulta. Ancorados nos estudos que consideram a leitura como um processo complexo, que envolve muito mais do que a decodificação dos signos lingüísticos, buscamos refletir sobre o papel da escola e do professor, da família e dos pais, neste processo de formação do leitor.

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Publicado

2012-04-11

Como Citar

Fleck, G. F. (2012). O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor. Revista Língua&Literatura, 10(14), p. 13–28. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/72