O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Izabel da Silva IFPR - Instituto Federal do Paraná
  • Eliege Cristina Pepler IFPR - Instituto Federal do Paraná

Palavras-chave:

Letramento, TDICs, Língua Espanhola.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em práticas de letramento no ensino de língua espanhola no Ensino Médio. Os dados foram gerados a partir do processo de textualização, envolvendo a produção de diferentes gêneros textuais/discursivos/digitais de estudantes secundaristas de duas turmas da 3ª série de um curso técnico. A análise considerou os estudos do Letramento, em suas diferentes acepções, sua relação com a multimodalidade, e o conceito de gêneros textuais e discursivos. Os resultados mostraram que os estudantes, nesse contexto de ensino, usaram as TDICs com um grau variável de habilidades, demonstrando que são capazes de criar e interagir por meio de diferentes práticas de letramento no meio digital e presencial e de se posicionarem agentivamente nesse processo. Embora ainda seja necessário aprimorar o ensino-aprendizagem do letramento intercultural e da língua espanhola em gêneros escritos. 

 

Biografia do Autor

Izabel da Silva, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Identidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014-2016). Possui especialização em Língua Espanhola pela União Pan-americana de Ensino (2008-2009), graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004-2007). Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná, Campus Colombo, Paraná, Brasil.

Eliege Cristina Pepler, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutora em Estudos Literários pela UFPR cujo projeto investiga o diálogo entre literatura e cinema, numa análise da formação e (des)formação do herói. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, a pesquisadora é também formada em Licenciatura em Letras Português (2002) e Bacharelado em Estudos Literários (2004), na mesma instituição. Atualmente é professora concursada no Instituto Federal do Paraná de Língua Portuguesa e Literatura e lá desenvolve o projeto de pesquisa intitulado "LITERATURA NA WEB: a produção de booktoubers nas aulas de literatura do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná. 

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

Silva, I. da, & Pepler, E. C. (2020). O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. Revista Língua&Literatura, 21(38), 47–62. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3497