A cor do(s) império(s): Os espaços e os olhares em Un nègre à Paris e A costa dos murmúrios

Autores

  • Benvinda Caldeira Lavrador

Resumo

O ensaio analisa a forma como a ficção literária questiona relações de dominação e poder contribuindo para o fim de imperialismos a partir da abordagem comparativa de dois romances hors norme: Un nègre à Paris (1959), de Bernard Dadié, escritor africano da Costa do Marfim, e A Costa dos murmúrios (1988), da portuguesa Lídia Jorge. Ver-se-á de que modo o olhar do colonizado negro sobre o mundo do branco e o de uma mulher branca sobre
o negro subvertem estereótipos e constroem novas identidades.

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Publicado

2012-04-19

Como Citar

Lavrador, B. C. (2012). A cor do(s) império(s): Os espaços e os olhares em Un nègre à Paris e A costa dos murmúrios. Revista Língua&Literatura, 12(18), p. 119–132. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/135

Edição

Seção

Artigos