Discurso do outro e descontinuidade de sentidos em texto monográfico de estudantes de Letras
Resumo
Neste artigo investigamos as implicações decorrentes de problemas de relações de sentido na articulação entre discurso citado direto e discurso citante para a construção de sentidos da trama textual da seção de fundamentação teórica de textos monográficos. Fundamentados teoricamente em postulados de Bakhtin (1990, 2000, 2004), em estudos de Maingueneau (1996) e Authier-Revuz (1990, 1998, 2004) e em pressupostos da Lingüística do Texto apontados por Charrolles (1988), Van Dijk (1997), Beaugrande e Dressler (1997), Koch (2002, 2004), entre outros; analisamos um corpus constituído por 11 (onze) seções defundamentação teórica de monografias produzidas por estudantes de Letras. As análises apontam que os recorrentes problemas de descontinuidade de sentido entre discurso citado direto e discurso citante que atravessam a seção de fundamentação teórica dos textos monográficos prejudicam a progressão temática ao longo do plano seqüencial da seção, dificultando a construção da coerência tanto no nível da microestrutura como da macroestrutura textual.
Publicado
2012-04-18
Como Citar
Bessa, J. C. R. (2012). Discurso do outro e descontinuidade de sentidos em texto monográfico de estudantes de Letras. Revista Língua&Literatura, 11(17), p. 125–148. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/107
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Artigos
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