Os Aspectos Cognitivos e a Linguagem Verbal: Uma Interação dos Esquemas Simbólicos

Autores/as

  • Risonete Lima de Almeida

Resumen

Neste trabalho apresento considerações sobre o processo de aquisição da linguagem à luz de abordagens teóricas que refletem diferentes concepções de sujeito e de linguagem. O artigo contempla o conhecimento lingüístico da criança a partir de enfoque construtivista e estudos sobre a interação social e o aparato orgânico funcional.
Objetiva-se, com este estudo, discutir de forma conceitual e analítica o percurso que a criança percorre para a aquisição da linguagem verbal e a construção de habilidades que acionam dados cognitivos e lingüísticos. A discussão sobre a interação da criança com os esquemas simbólicos, como condição para o desenvolvimento cognitivo e para a aquisição das primeiras palavras legitima a opção teórica pela psicogenética piagetiana
porque considera a interlocução social e a atividade estruturante da criança.

Publicado

2012-04-11

Cómo citar

Almeida, R. L. de. (2012). Os Aspectos Cognitivos e a Linguagem Verbal: Uma Interação dos Esquemas Simbólicos. Revista Língua&Literatura, 10(15), p. 42–62. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/85