Mãe-pátria ou Pátria-mãe: quem acolhe o timorense?

Autores/as

  • Rosilene Silva da Costa Universidade de Brasilia
  • Cíntia Schwantes Universidade de Brasilia/Departamento de Teoria Literária

Palabras clave:

Timor-Leste, Pós-Colonialismo, Literatura

Resumen

Timor-Leste logo após a independência de Portugal sofreu uma invasão por parte do vizinho Indonésia, o que gerou uma situação de conflito e guerra e incentivou ainda mais a saída dos timorenses do país. Esse deslocamento dos nacionais para a metrópole não é um movimento novo quando se trata de países colonizados, mais ainda, daqueles colonizados pelos portugueses. O caso de Timor-Leste é, contudo, peculiar, não apenas no sentido de que cada país tem sua história, mas no sentido de que os timorenses se afirmam no seio de uma lusofonia que lhes pertence há mais de quatro séculos, mas que não os acolhe ou os recebe como portadores legítimos desta. Assim, enquanto o Brasil, já conquistou a sua identidade nacional, bem como outros países lusófonos africanos, mesmo com independência mais recente, já se identificaram a partir de suas próprias histórias, Timor-Leste ainda não se encontrou enquanto protagonista de sua própria história e não se apropriou de sua identidade. O timorense vive em trânsito entre Portugal e Timor-Leste e em conflito entre se identificar com a Pátria-mãe ou se identificar com a Mãe-Pátria. Neste trabalho, nossa intenção é demonstrar este conflito através de uma leitura pós-colonial do primeiro livro do escritor Luis Cardoso que apresenta a trajetória da personagem Lucas Santiago.

Biografía del autor/a

Cíntia Schwantes, Universidade de Brasilia/Departamento de Teoria Literária

Professora de Literaturas de Língua Inglesa e Teoria Literária na Universidade de Brasília.

Publicado

2013-09-15

Cómo citar

Costa, R. S. da, & Schwantes, C. (2013). Mãe-pátria ou Pátria-mãe: quem acolhe o timorense?. Revista Língua&Literatura, 15(24), 189–202. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/717